Páginas

15 novembro, 2012

LAC notícias: Boas-vindas aos novos membros

Boa noite,

Hoje a LAC tem o orgulho de mostrar seus novos membros. Na última quarta-feira, às 17:15h iniciaram-se os primeiros trabalhos da liga após a seleção 2012.1. E começamos bem, muita gente disposta a trabalhar para fazer a liga crescer mais e mais, muitos campos de estágio nas áreas de cardiologia clínica, cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca, produção científica, e educação às populações acadêmicas e não acadêmicas.
Começamos pela reunião de discussão de casos clínicos, que será todas as quarta-feiras, às 17:15h, no segundo andar do prédio do CCM/UFPB, com a participação do Dr. André Telis, cirurgião cardíaco do HULW nos comentários e aprofundamento didático.


A discussão dos casos clínicos é a atividade da liga para membros que também é aberta à comunidade acadêmica, então se você que está lendo esse post se interessa em aprender na área, JÁ ESTÁ CONVIDADO!!!
A ocasião foi organizada com a apresentação de cada membro para os outros e para o médico orientador, em seguida houve a apresentação do caso clínico pela presidente da liga, Polyanna Carla Magna do Nascimento, que teve por tema "FÍSTULA ENTRE CORONÁRIA E VENTRÍCULO". Uma segunda parte prosseguiu-se e os membros da diretoria se apresentaram aos novos membros, e Polyanna explicou como funcionaria a LAC de agora em diante. Acabadas as apresentações, houve uma pequena confraternização para encerramento.
Todos os casos clínicos/artigos científicos apresentados nessas reuniões terão seus temas compartilhados nas redes sociais antecipadamente, bem como outros eventos da liga. Então, fiquem atentos!!!
Aqui no blog também eventualmente teremos os acasos clínicos apresentados para que as pessoas que não puderam comparecer à reunião possa ter acesso ao material e seus comentários. Também teremos mais movimentação do blog com uma série de temas rlevantes para que vocês, leitores, tenham a dimensão do que é a LAC possa querer fazer parte também desse grande grupo. A nossa intenção com essa é mostrar ao membro como é o dia-a-dia da especialidade, para que o estudante possa tirar suas dúvidas sobre a especialidade a seguir. Sem contar com a graaaaaaaaaaaande experiência de está inserido em diversas campanhas e programas de estágios exclusivos.  

E esses foram os melhores momentos da confraternização!!!



Aos novos membros, SEJAM BEM-VINDOS!!! e a vocês, leitores, participem das nossas atividades!!!


18 outubro, 2012

LAC notícias: Cadastro dos aprovados

Bom dia!

Gostaríamos de dar boas-vindas aos 12 novos membros da liga e disponibilizar o link para o cadastro dos aprovados (aqui). Em breve entraremos em contato com vocês para a nossa primeira reunião.

Att,

Coordenação da LAC

05 outubro, 2012

LAC notícias: classificação da primeira etapa


Boa noite!

Gostaria de agradecer a todos os alunos que mostraram interesse em participar da nossa liga e dar os parabéns a todos que se dispuseram a ficar até mais tarde numa sexta-feira, para participar deste processo de seleção; independente do desempenho, vocês sempre serão bem-vindos nas nossas atividades. Todos tem o direito de participar da entrevista, que terá todas as informações a seu respeito divulgadas nos próximos dias, segundo edital.

 segue a classificação:


Atenciosamente,

Coordenação Geral da LA
C

LAC notícias: gabarito da prova

Boa noite!

Às 18:30h de hoje foi encerrada a primeira etapa do nosso processo seletivo, que contou com a presença de 22 dos 44 inscritos. Abaixo segue o gabarito das questões e a prova gabaritada será enviada por e-mail.
LEMBRANDO que a seleção é composta por DUAS etapas, a prova objetiva é apenas uma delas. Iremos fazer a correção e liberar a lista dos classificados o mais rápido possível.

Boa sorte a todos!

GABARITO: 1.E, 2.B, 3.D, 4.D, 5.A, 6.B, 7.C, 8.D, 9.C, 10.D, 11.C, 12.C, 13.A, 14.B, 15.D, 16.E, 17.C, 18.C, 19.C, 20.E

Atenciosamente,

Polyanna Carla M.do Nascimento
Coordenação Geral da LAC

29 setembro, 2012

LAC Notícias: Inscrições encerradas!

Bom dia!

Comunicamos que às 23:59h de ontem as inscrições para o processo seletivo 2012 da Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da Paraíba (LAC - PB) foram encerradas. Agradecemos aos inscritos e os aguardamos dia 05/10/2021, sexta-feira, às 17h para a realização da prova objetiva. Como foram muitos inscritos, estaremos providenciando uma das salas maiores do CCM, o que será confirmado por e-mail. 

Dados do processo seletivo:

Foram 44 inscritos no total, o que dá uma concorrência de 4,4 para as 10 vagas de entrada direta. Lembrando que os cinco alunos da lista de espera podem entrar no início do próximo período (26 de novembro de 2012), a depender de decisão da coordenação da liga.
Exceto o 9º período (P), tivemos representantes do 4º P ao 11º P, com a porcentagem de: 15,9%  do 4º P; 9% do 5º P, 29,54% do 6º P; 31,81% do 7º P; 4,54% do 8ºP; 2,27% do 10º P e 4,54% do 11º P.

Desejamos boa sorte a todos!

Abraços,

Polyanna Carla M. do Nascimento
Coordenação Geral da LAC



28 setembro, 2012

LAC Notícias: seleção de novos membros - 3

Boa tarde!

Hoje, às 23:59h, encerra-se o período de inscrições para a seleção 2012 da Liga de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca (LAC - PB). Obtenha maiores informações clicando aqui.

A prova objetiva será dia 05/10/2012, sexta-feira, às 17 h.

Ainda dá tempo de fazer a sua inscrição!

Att,

LAC.


12 setembro, 2012

LAC Notícias: SELEÇÃO DE NOVOS MEMBROS - 2

Boa tarde!

Com o fim da greve e a volta das aulas programada para segunda-feira, dia 17/09/2012, divulgamos estão abertas oficialmente as inscrições para o Processo de Seleção 2012 da Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da Paraíba (LAC- UFPB). Somente serão aceitas inscrições feitas através do formulário eletrônico (clique aqui para efetuar a sua inscrição), e quem poderá participar serão os alunos de medicina da UFPB, de acordo com o especificado no edital de seleção (clique aqui para ter acesso ao edital).
A data e o local da prova serão divulgados nas próximas duas semanas, através do Blog, e-mail e redes sociais.

É com muito prazer que receberemos os novos integrantes!

Bons estudos e boa sorte!

Atenciosamente,

Polyanna Carla M. do Nascimento
Coordenação Geral da LAC


14 agosto, 2012

LAC Notícias: LAC e SBC-PB juntos nessa campanha


Na última quarta-feira, a LAC e a Sociedade Brasileira de Cardiologia regional Paraíba (SBC-PB) promoveram uma campanha de conscientização à população a respeito dos benefícios do controle dos vários tipos de colesterol. A campanha foi realizada em dois pontos de grande fluxo de pessoas, no Busto de Tamandaré ( localizado na praia de Cabo Branco ao final da avenida Epitácio Pessoa) e no Instituto Hospitalar General Edson Ramalho ( localizado no bairro 13 de maio). 
A iniciativa da campanha foi da SBC-PB na pessoa do seu presidente Dr. Alexandre Jorge de Andrade Negri e a realização foi dos membros da LAC sob coordenação do médico residente do HULW, Dr. Paulo Cezar Gottardo. 
Parte da Liga foi ao Hospital Edson Ramalho e fez distribuição de dois encartes sobre o tema nas diversas salas de espera existentes no ambulatório de hospital. Outra parte foi à praia e fez a mesma distribuição juntamente com o pessoal da PM-PB que fica fazendo um trabalho de verificação do peso, altura e pressão arterial das pessoas que praticam caminhada pela manhã. 







Além da distribuição desses livretos, fizemos algumas orientações práticas como: 
  • O colesterol tem muitas funções no organismo e a orientação não é para abolir a substância do sangue, mas controlar seus níveis;
  • Nem todos os tipos de colesterol devem estar abaixo do seu limite, mas principalmente o LDL (popularmente chamado de colesterol ruim), que está diretamente associado a formação de placas ateromatosas no vasos sanguíneos gerando uma reação inflamatória local que poderá desencadear IAM, AVC, dentre outros problemas que podem ser fatais ou deixar sequelas dependentes de tratamento especializado a longo prazo;
  • O HDL tem seu ponto de corte em que deve estar acima do limite já que esse tipo funciona como um protetor do vaso submetido a concentrações altas do LDL;
  • A campanha pretende ser impactante já que o principal tratamento é a prevenção e esta depende da adequada relação entre dieta balanceada, exercícios físicos regulares e compatíveis com o risco cardíaco de cada paciente e ainda visita regular ao médico para que ele possa avaliar o risco cardíaco e acompanhar com dosagens séricas (perfil lipídico) a evolução desse tripé;
  • Pontos importantes e gerais a cerca de quais alimentos contêm mais colesterol, quais alimentos poderemos substituir, ou ainda aqueles que diminuem os níveis dessa substância no sangue.
A recepção das pessoas foi surpreendente. É evidente que a população está mais preocupada com o estilo de vida atual e pretende mudar, mas não sabe como (principalmente a população de menor nível socioeconomicocultural) fazer isso. Todos perguntaram bastante, contaram suas experiências, e pediram  mais encartes para divulgar a campanha entre familiares e amigos.  Enfim, a campanha teve como resultado uma excelente perspectiva de mudança para um estilo de vida mais saudável a partir da educação/informação e a longo prazo pretende contribuir de forma significativa com a diminuição dos índices de morbimortalidade de causas cardiovasculares.
A direção da LAC agradece a oportunidade que nos foi oferecida pela regional da SBC e pretende estar sempre envolvida em movimentos e campanhas que ajudem a comunidade que tem dificuldade de acesso à informação.

Grupo do Hospital Edson Ramalho: Anielly, Geyhsy e Maiara da LAC, além do Dr. Gottardo (residente do HULW)

Grupo do Busto de Tamandaré: Camila Magalhães, Ezemir e Hélio Matheus da LAC
Então, querido seguidor, leia o edital no post anterior, estude e se inscreva na seleção da Liga, participe desse grande grupo interessado no crescimento da Cardiologia no estado da Paraíba.

Posted by Anielly Meira de Lacerda Macêdo (CEC-LAC)


12 junho, 2012

LAC Noticias - SELEÇÃO DE NOVOS MEMBROS


                                                     

Boa Tarde!

A diretoria da Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca (LAC), por meio deste, divulga o edital de seleção para a entrada de novos membros, neste ano de 2012. Para que não sejam prejudicados os alunos que viajaram por motivo da greve, só abriremos as inscrições e divulgaremos as datas do processo de seleção quando a UFPB voltar da greve das instituições federais, à qual aderiu.

É com muito prazer que receberemos os novos integrantes!

Bons estudos e boa sorte!

Atenciosamente,

Polyanna Carla M. do Nascimento
Coordenação Geral da LAC















10 abril, 2012

LAC Notícias: Simpósio

Olá, pessoal!

    A Liga de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da Paraíba tem o prazer de convidar para o II Simpósio do Projeto de Educação Continuada em Cardiologia, com o tema "Anatomopatologia e fisiopatologia da doença ateromatosa sistêmica", ministrado pelo Patologista Dr. Alexandre Rolim da Paz, no Auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, às 19h30 do dia 17/04/2012. A palestra é um submódulo do ciclo de simpósios sobre a Insuficiência Coronariana Obstrutiva.


       
 
A LAC pretende trazer um conhecimento ampliado sobre a insuficiência coronariana obstrutitva. Sob esse tema central, desenvolvemos uma série de submódulos afim de que sejam abordadas de maneira didática e sequencial essa doença tão prevalente na população brasileira que já se encontra envelhecida.
Sabemos que a ateromatose é uma doença generalizada, que se inicia ainda na infância. Então, partiremos da compreensao dos mecanismos de formação do ateroma em vários territórios do organismo para especificarmos, a posteriori, o território coronariano passando pelas implicações que resposta inflamatória individual poderá causar, além de suas consequências nos tratamentos clínicos e cirúrgicos.
Esse primeiro submódulo pretende mostrar uma visão geral a respeito do que é a placa de ateroma e o que ela pode causar no endotélio vascular dos diferentes territórios do organismo. Esperamos que gostem e aproveitem a oportunidade de compreender melhor para abordar de forma mais eficiente o problema, visto que a ateromatose será objeto de intervenção de diversas especialidades além da cardiologia.

Inscrições AQUI.

Lembrando que as vagas são limitadas e serão oferecidas apenas 30 vagas para pessoas de outras instituições. Portanto, garanta a sua inscrição! Não há custos de participação.

Att,

Polyanna Carla (CG- LAC)

26 março, 2012

LAC- Notícias

Olá, Pessoas!

Segue a escala de estágio do período letivo de 2012.1, para quem demonstrou o interesse em participar. Quaisquer dúvidas que hajam, entrem em contato comigo...

Att,

Polyanna Carla (CEE-LAC)



11 março, 2012

LAC Notícias: 1º SIMPÓSIO - APLICAÇÕES PRÁTICAS DO ECG

Olá pessoal,

Venho aqui mostrar o resultado de tanto esforço e dedicação. O simpósio foi um sucesso, mais de 300 inscrições...infelizmente o auditório só comportava 150 lugares!!! E este é apenas um evento do PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CARDIOLOGIA que a LAC está promovendo com o apoio da coordenação da Cardiologia do HULW. 
Nesta primeira edição, fizemos um evento mais abrangente abordando um exame dito complementar mas essencial em diversas situações clínicas práticas. A idéia do projeto é fazer uma ponte entre teoria e realidade porque, muitas vezes, o estudante que naturalmente não possui experiência clínica tende a se perder diante de situações em que a prática se distancia do que está escrito nos livros.
Dentro dessa abordagem, pensamos com critério e convidamos profissionais renomados na cardiologia e também professores da UFPB:  Dr. Aristides Leite, Drª. Fátima Negri e  Dr. Alexandre Negri, que trouxeram palestras interativas (apesar da timidez do público...) e superdidáticas. Gostaríamos de agradecer mais uma vez pela presença mais que ilustre dos nossos palestrantes.
Ademais, gostaríamos de registrar aqui nossa profunda admiração ao Dr. Marcelo Guedes (coordenador da Cardiologia do HULW) que articulou todo o evento e tem sido nosso forte apoiador. 
Aguardem os próximos simpósios!!!



Integrantes da liga: Anielly, Anwer, Camila, Ezemir, Geyhsy, Hélio, Ivens, Jéssica, Maiara, Mariah, Polyanna, Renata, Ricardo, Thiago, Tomás... E nossa mestre de cerimônia, Polyanna Magna!!!



Dr. Aristides Leite, Dr. Marcelo Guedes, Drª. Fátima Negri e Dr. Alexandre Negri







Desde já gostaríamos de convidá-lo, querido leitor, a participar dos próximos eventos que tem como objetivo maior o aprendizado efetivo nessa área haja vista que temos uma população envelhecendo e que já precisa de um profissional cada vez mais capaz de atendê-los em suas necessidades de saúde, se não curando, trazendo controle das afecções e por consequência, qualidade de vida.  

Post by Anielly Meira de Lacerda Macêdo (CEC-LAC)


25 fevereiro, 2012

Congresso Já!


Pessoal, segue abaixo uma lista de Congressos sobre Cardiologia. Estão dispostos em ordem crescente de tempo disponível para envio de Temas Livres. Para mais informações, cliquem na respectiva logomarca.



67º Congresso da SBC
Centro de Convenções de Pernambuco - Empetur / Recife
De 14 a 17 de Setembro de 2012     Data limite: 09/03/2012  





XXXIV Congresso da SBHCI
Centro de Convenções da Bahia / Salvador
De 20 a 22 de Junho de 2012       Data limite: 11/03/2012 


XI Congresso do DEIC
Hotel Serrano / Gramado
De 31 de Maio a 2 de Junho de 2012   Data limite: 11/03/2012


Congresso Paranaense 2012
Expounimed / Curitiba
De 25 a 26 de Maio de 2012    Data Limite: 12/03/2012


XXIV Congresso da Bahia 
Bahia Othon Palace / Salvador
De 30 de Maio a 2 de Junho de 2012     Data limite: 04/04/2012


SOCERGS 2012
Centro de Convenções Serrano Resort / Gramado
De 2 a 4 de Agosto de 2010      Data limite: 15/04/2012 


XXII Congresso Mineiro
Expominas / Juiz de Fora
De 30 de Junho a 2 de Julho de 2012  Data limite: 30/04/2012


IX Congresso do DECAGE
Hotel Serrano Resort / Gramado
De 26 a 27 de Outubro de 2012   Data limite: 15/06/2012


IX Congresso de Hipertensão 
Hotel Plaza São Rafael / Porto Alegre
De 22 a 24 de Novembro de 2012   Data limite:  15/06/2012  






Postado por Hélio Matheus Figueiredo Lisboa












Diário de um Estudante_ Guia de Sobrevivência

Olá pessoas!!

Olha eu aqui novamente... De tanto ver as discussões nas comunidades dos novos aprovados (aliás, PARABÉNS!!), com as frequentes perguntas sobre livros, xerox, apadrinhamento, matérias, matrículas e afins, resolvi que poderia ser um tema legal de post a sobrevivência de um FERA (é assim que chamamos os novatos na UFPB) nos seus primeiros momentos de universitário; mas talvez nãos e resuma a isso, pode ser que eu "passeie" por entre os outros grandes marcos do curso médico. Nãoo... Melhor deixar para outro post. ( \o/ ), só assim vocês tem um outro estímulo para visitar o Blog novamente, além do fato de ele ser "o melhor blog de cardio dos últimos tempos"!! Sem mais delongas, sei que muita coisa mudou de quando eu entrei para hoje, mas algumas verdades são absolutas na nossa universidade (e talvez não só nela) e serão ditas. Espero que seja útil para a vida de vocês...


    A vida de um Fera começa quando ele passa no vestibular. Depois de muito suor e esforço, quem sabe alguns anos de expectativas e cansaço (no meu caso, uns muitos), ver seu nome naquela lista faz seu coração explodir e o grito louco sair da sua garganta, é inexplicável. Mas há alguns que ainda ficam na expectativa, contando os dias e as pessoas que passarão em outros lugares para que possam, enfim, tornar real o sonho de entrar na Universidade. O G.A.R.E é um grupo de apoio formado por familiares de pessoas que estão, ou já estiveram, na lista de espera e faz essa contabilidade dos remanejados, auxilia na previsão das novas vagas e vira uma verdadeira família para quem teve seu nome na lista adiado por mais alguns dias.
    Pronto! Passada essa fase das Listas, ou melhor, concomitantemente a elas começa a fase das fotos nas redes sociais e mudanças de status, do compartilhar a alegria. Todo mundo começa a se conhecer, há aquela euforia pelos amigos novos, pela vida nova; começam as saídas, churrascos, luaus... Quem me conhece sabe que eu não sou chegada a festas, mas acho importante que se façam esses tipos de confraternizações antes de as aulas começarem, para que a turma possa se conhecer e, também, para passar o tempo. A rotina universitária vai mudar as relações, o modo de convivência, mas nunca a sua memória. Relembrar esses momentos é muito bom, não percam isso.
    Cadastramento.  O pouco que me lembro dele me faz pensar que ele era simples: a gente imprimia um documento na página da COPERVE, preenchia e levava junto com  os outros documentos requeridos no dia especificado; ficava na fila uns 10 minutinhos e entregava. Não tinha muito o que fazer, quem trabalhou mesmo foi o pessoal do G.A.R.E., fazendo a "chamada" das pessoas que foram se cadastrar. Muitos aproveitam este dia para sair porque a maioria das pessoas está presente, foi assim com a nossa turma. Lembro-me também que nesse dia saímos para fazer as carteiras de estudante, pegamos uma declaração de curso na Coordenação e fomos ao DCE. Mas isto é um caso complexo hoje em dia, já que temos agora um site para fazer, mas o CANAL (nosso Centro Acadêmico) está tentando ficar responsável por fazer as nossas. Enfim, daqui a uns poucos dias teremos notícias a respeito desse tema.
    A matrícula... Como até já comentei em algum grupo de novos aprovados, a nossa Coordenação de curso é que faz as nossas matrículas; porque é melhor para elas fazer tudo de uma vez do que ficar reparando os erros que o sistema comete ao matricular alunos modulares. O nosso currículo é diferente do de todos os cursos da universidade, por isso temos este problema. A nós cabe a conferência no site da UFPB (clique aqui para ir ao site), cuja senha de entrada será dada no dia do cadastramento, e resolver as incompatibilidades entre a programação do nosso período (clique aqui para ver a programação) na primeira semana de aula. Lembrando que os remanejados de período precisam fazer um novo cadastramento, para terem um novo número de matrícula e a única coisa que precisam levar é um novo cadastro, disponibilizado no site da COPERVE, no dia determinado.
    Já estamos cadastrados, matriculados, vamos às aulas... Daqui a um mês vocês "olharão" para mim e perguntarão: que aulas?! É que os primeiros módulos a serem cursados são muito tranquilos (que os professores da saúde coletiva não me leiam..rsrs), mas não menos importantes. Aquela coisa de "anatomia,-fisiologia-embriologia etc" só começa a ser vista depois de algum tempo do início do semestre. Isso ainda gera algumas polêmicas no curso, portanto não entrarei em detalhes e tentarei ser o mais imparcial possível. Saibam apenas que haverá espaços para este tipo de discussão e que alunos de outros períodos (pode até ser eu, fora do blog) podem falar um pouco mais a respeito.
   Com relação aos materiais a serem adquiridos está muito mais fácil hoje em dia, porque há o apadrinhamento entre as turmas. No meu período não houve isso, não tão "oficializado"..rsrs.. Nós conseguíamos com os amigos de períodos à frente, quando eles não os tinham emprestados à outras pessoas. O que eu recomendo sobre compra de livros é ter um atlas de anatomia (eu tenho o NETTER, a meu ver bem mais didático que o Sobotta) e um livro de fisiologia (eu tenho o GUYTON, simplesmente perfeito!), que são livros para o curso e a vida toda. Claro que alguns professores irão preferir uns livros a outros, mas isso se descobre no decorrer do semestre.
    Os horários das aulas no primeiro período são às 8:00h pela manhã e às 14:00h à tarde, com algum grau de variabilidade, e elas quase sempre são ministradas nas salas do bloco Arnaldo Tavares, abaixo da coordenação,nas famosas oitocentAs - isso mesmo, com "A". Quando não forem ali, como em algumas matérias como fitoterapia, serão divulgados os seus locais; talvez não com tanta antecedência como gostaríamos, por isso é  importante a comunicação entre a turma: vários grupos ficam em locais diferentes cuja  probabilidade é grande de a aula acontecer e um fica responsável por avisar o outro, caso o professor chegue; simples assim! ;D
     Façam dos monitores os seus "melhores amigos", eles darão uma ajuda enorme, principalmente nesses primeiros períodos. Nessa mesma "sintonia", tentem conviver o melhor possível com seus colegas de turma, já que vocês irão vê-los muito mais do que a sua própria família; sempre haverá divergências, o importante é aprender a superá-las... São seis anos juntos, é uma vida inteira! Outra coisa complicadíssima é a competição, mesmo que de forma sutil (e muitas vezes escancaradamente) ela aparece e é motivo de desconforto. Tenha sempre em mente a pessoa que você é, a sua capacidade em se superar e não se deixe levar pelos motivos inúteis de "ser o melhor pela necessidade de sê-lo".
    Vou dedicar outro parágrafo a isso porque é muito sério. Se tem alguém que merece a  prova da nossa inteligência e a nossa dedicação em melhorar somos nós mesmos; outro fator questionante da nossa capacidade deve ser "cortado fora", juntamente com as suas raízes de intolerância e apego às futilidades. Nós estamos neste curso para aprender a cuidar de vidas humanas, de seres com metabolismo, estruturas anatômicas, sinapses neuronais; mas que pensam, amam, tem sentimentos... Vidas que poderiam ser as nossas ou as de alguém que amamos. Ao invés de nos preocuparmos se a nota de fulano de tal é maior do que a nossa, ou se beltrano tem estágio e eu não, bom seria se o quadro fosse: "tirei uma nota baixa, onde devo melhorar para render melhor?", ou "Beltrano tem um estágio bacana, lá ele aprende muito; como posso fazer para estar lá com ele aprendendo mais?".
    O Jaleco é a sua segunda roupa, sempre o tenha em mãos. Talvez não seja necessário nos primeiros meses de curso, mas aprender a estar com ele é importante, porque faz parte do nosso dia-a-dia. É ele que nos identifica como os estudantes de medicina que somos e, com isso, traz a responsabilidade de sermos vistos como tal. Ele não é acessório, muito menos estilo "maneiro"de roupa, é um traje que nos torna aptos para exercer a profissão de forma segura para nós e para os pacientes. De modo semelhante, o estetoscópio não é um colar "da moda", é um aparelho de consulta usado na semiologia para o diagnóstico de sinais das mais variadas doenças. A hora de comprá-los? Jaleco: imediatamente! Tem lojas que fabricam, mas na Universidade também existem pessoas que os vendem. Esteto: Importante MESMO a partir do 4º período.
    Desde o primeiro momento que o nome de vocês saiu naquela lista, vocês serão vistos como "doutores", não adianta. Por mais que se insista em dizer que não sabe dessa doença, ainda não viu o assunto, não entrou em hospital, não teve contato com paciente desse tipo e todas as verdades do mundo, sempre haverá um parente ou conhecido (muitas vezes até desconhecido) perguntando algum diagnóstico, pedindo conselhos, esperando a sua iniciativa para resolver questões que ninguém gostaria de resolver, mas como você é estudante de medicina seria sua "obrigação". Lutar contra isso é como nadar contra a maré, o que deve ser feito é a imposição dos seus limites e a exposição da sua situação, não negue a si mesmo em prol da expectativa alheia.
    Seja forte e persevere! Pode até soar como uma frase de livro de auto-ajuda, mas a realidade pode ser dura algumas vezes. Nós entramos deslumbrados na Universidade, enfim o curso "da nossa vida", mas o dia-a-dia pode ser mais cansativo do que o esperado. E vocês estão lendo as palavras de alguém encantada com a medicina, que a escolheu por vocação e tem a convicção de que nasceu para fazer isto. Mas somos humanos e temos limitações físicas e mentais. Não viva para a medicina, não seja serviçal de um desejo; viva e exerça a medicina, tire um tempo para você e suas questões, para outras atividades... Durma, se seu corpo pedir isso, mesmo que os seus outros colegas passem 5093094 noites acordados, com isso você aprende a se respeitar.
    Não se submeta a nada que não for do seu agrado só pela aprovação dos outros;mas aprenda a perceber as oportunidades e agarre-as assim que encontrá-las. Aprenda a aprender com elas. Falei bastante de impor limites, mas existe algo a que você não deve se limitar que é a busca pelo conhecimento. É verdade que nós vamos descobrir os nosso desejos e aptidões na várias especialidade médicas, mas devemos lembrar que sairemos MÉDICOS e não especialistas. Médicos capazes de cuidar de uma gripe ou diagnosticar um infarto agudo do miocárdio, se necessário. Aprenda TUDO que puder, com quem esteja disposto a ensinar, mesmo que não seja na sua área preferida.
    Compartilhe, não guarde o conhecimento para si. Ensine e estará aprendendo.Contudo saiba perceber em sua volta pessoas que não estão interessadas no seu crescimento e saiba mantê-las distantes. Meu pai sabiamente diz que nós devemos fugir de pessoas negativas e completo esta frase com a necessidade de estar rodeado de pessoas sinceras. Que a sua força seja em prol da melhora não da sua imagem, mas do seu caráter e permita-se ser uma pessoa melhor todos os dias.Acredite em si mesmo, no melhor das pessoas, mas não seja tolo. Engraçado, parece até contraditório, depois de tudo o que eu falei, mas de certa forma não é. Já que vamos lidar com vidas pelo resto de nossas vidas, precisamos acreditar que existe um outro melhor.
    Ainda mais, eu acredito que existe um amor maior, um alguém que está por trás desse melhor e não poderia terminar o post sem falar disso, pedindo a licença de quem não acredita e o devido respeito; mas Deus faz parte da minha vida e sempre o fez. É ele que me faz acordar todos os dias e ter a certeza de que escolhi a profissão certa para exercer, de que existe um sentido para tudo e que milagres acontecem! Amo a medicina porque foi um sonho que o Senhor colocou no meu coração e tenho o maior prazer em compartilhar isso nessa página do diário que me foi confiada. Amo a medicina porque posso ver esses milagres todos os dias e tenho a certeza de que estou no lugar certo, até mesmo quando as coisas não estão dando certo como deveriam dar...


Espero que tenham gostado desse Post e esperamos vocês nas atividades da liga.

Sejam bem-vindos!!


Polyanna Carla Magna do Nascimento (CEE-LAC)
   
 
   

   
   
    
    
    

19 fevereiro, 2012

LAC Notícias

Pessoal, estaremos realizando nos próximos dias 05 e 06 de março do corrente ano, nosso primeiro simpósio que faz parte de um projeto chamado PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CARDIOLOGIA, promovido pela LAC através da iniciativa do ilustre Dr. Marcelo Guedes Almeida Gentil, médico pela UFS, cirurgião especialista em cirurgia cardiovascular pela AMB-SBCCV, major médico da PM-PB e coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da UFPB. Este projeto pretende atualizar, consolidar e abordar de forma mais prática os temas mais prevalentes da área. E como será organizado? serão realizados simpósios mensais com temas previamente selecionados e os melhores palestrantes para cada um dos sub-temas. No mês de março, faremos o evento sobre ECG,  exame complementar que é tão imprescindível em algumas ocasiões.  




Será no Auditório do HULW, a partir das 19:00h conforme a programação exposta no banner e contará com a presença de palestrantes, professores consagrados da UFPB e profissionais reconhecidos no estado, escolhidos com muito critério pela coordenação do simpósio composta por estudantes da LAC e pelo idealizador do projeto. São eles: Dr. Aristides Medeiros Leite, Drª Fátima Elizabeth Fonseca de Oliveira Negri, e Dr. Alexandre Jorge de Andrade Negri.
As inscrições são gratuitas e feitas por email e os dados serão utilizados na emissão de certificados da LAC.
Esperamos que todos possam prestigiar esse evento que só tem a acrescentar na coleção de conhecimentos do estudante de medicina.   

08 fevereiro, 2012

Congresso Já!

Pessoal, divulgaremos por esse post fixo, os congressos mais próximos com o máximo de informações possíveis, e o link do site para submissão dos trabalhos e informações mais específicas. Hoje, venho divulgar um congresso bem relevante do ponto de vista científico e que será realizado próximo de João Pessoa. É o 67º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. Será realizado no centro de convenções de Recife/PE, nos dias 14 a 17 de Setembro de 2012, e tem como data limite para envio de temas livres o dia 09 de março até às 00:00h, seguindo o horário de Brasília, isto é, o horário de verão
Vamos enviar nossos trabalhos e enriquecer nossos currículos!!!
Até mais!!!

Para saber mais informações clique aqui . Porém, quando eu procurei, o site estava fora do ar. Quanto a isso, você pode pedir que abra em cache, quando dá erro de página, aparece a opção do cache.



Então é isso, vamos aproveitar essa oportunidade e enviar nossos trabalhos!!!
Post by Anielly Meira de Lacerda Macêdo (CEC-LAC)

06 fevereiro, 2012

LAC- notícias

Olá, pessoas!

     Eu fiquei responsável pelo primeiro post do Blog, mas até terminar de escrever (decentemente) sobre o dia-a-dia de um estudante de medicina, venho publicar a lista do estágio de férias da nossa liga. Por enquanto, está disponível a escala da Cirurgia Cardíaca, em breve serão disponibilizadas as escalas dos outros serviços. Lembrando que foram incluídos no programa de férias todos aqueles que se disponibilizaram, através de resposta ao e-mail e/ou telefonema da Coordenação de Estágios e Extensão da LAC (CEE-LAC), a estarem presentes no estágio durante suas quatro semanas de duração.

     Abaixo seguem os grupos formados, dias e horários. Para maiores informações: lac.ufpb@gmail.com.
   
     Abraços e boas férias!


     Polyanna Carla



20 janeiro, 2012

A história...



A Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da Paraíba foi criada em fevereiro de 2009, e tem pode finalidade ampliar o conhecimento de estudantes, professores, e médicos na área. Para isso, seus membros se reúnem quinzenalmente nas dependências do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) para discutir temas relevantes, desenvolvem pesquisas científicas junto aos professores orientadores, participam de estágios em diversos serviços da cidade, promovem cursos, apóiam campanhas educativas. 
Neste post, também fazemos uma homenagem aos membros fundadores da LAC, que tiveram essa iniciativa a que damos continuidade. E são eles: Andréa Telino Macau, Francisco Artur Bezerra de Oliveira, Gustavo Soares Fernandes, Paloma Solano, Paula Campos Braz e Thiago Barreto. Orientados pelo professor Grimberg Botelho.
A partir  de hoje, vocês terão acesso a um portal que pretende ajudar aos estudantes de medicina a entender mais de Cardiologia e à população em geral na prevenção de doenças. Aproveitem e comentem, ajudem-nos a melhorar cada vez mais o blog!!!  
Posted by Picasa