Páginas

14 agosto, 2012

LAC Notícias: LAC e SBC-PB juntos nessa campanha


Na última quarta-feira, a LAC e a Sociedade Brasileira de Cardiologia regional Paraíba (SBC-PB) promoveram uma campanha de conscientização à população a respeito dos benefícios do controle dos vários tipos de colesterol. A campanha foi realizada em dois pontos de grande fluxo de pessoas, no Busto de Tamandaré ( localizado na praia de Cabo Branco ao final da avenida Epitácio Pessoa) e no Instituto Hospitalar General Edson Ramalho ( localizado no bairro 13 de maio). 
A iniciativa da campanha foi da SBC-PB na pessoa do seu presidente Dr. Alexandre Jorge de Andrade Negri e a realização foi dos membros da LAC sob coordenação do médico residente do HULW, Dr. Paulo Cezar Gottardo. 
Parte da Liga foi ao Hospital Edson Ramalho e fez distribuição de dois encartes sobre o tema nas diversas salas de espera existentes no ambulatório de hospital. Outra parte foi à praia e fez a mesma distribuição juntamente com o pessoal da PM-PB que fica fazendo um trabalho de verificação do peso, altura e pressão arterial das pessoas que praticam caminhada pela manhã. 







Além da distribuição desses livretos, fizemos algumas orientações práticas como: 
  • O colesterol tem muitas funções no organismo e a orientação não é para abolir a substância do sangue, mas controlar seus níveis;
  • Nem todos os tipos de colesterol devem estar abaixo do seu limite, mas principalmente o LDL (popularmente chamado de colesterol ruim), que está diretamente associado a formação de placas ateromatosas no vasos sanguíneos gerando uma reação inflamatória local que poderá desencadear IAM, AVC, dentre outros problemas que podem ser fatais ou deixar sequelas dependentes de tratamento especializado a longo prazo;
  • O HDL tem seu ponto de corte em que deve estar acima do limite já que esse tipo funciona como um protetor do vaso submetido a concentrações altas do LDL;
  • A campanha pretende ser impactante já que o principal tratamento é a prevenção e esta depende da adequada relação entre dieta balanceada, exercícios físicos regulares e compatíveis com o risco cardíaco de cada paciente e ainda visita regular ao médico para que ele possa avaliar o risco cardíaco e acompanhar com dosagens séricas (perfil lipídico) a evolução desse tripé;
  • Pontos importantes e gerais a cerca de quais alimentos contêm mais colesterol, quais alimentos poderemos substituir, ou ainda aqueles que diminuem os níveis dessa substância no sangue.
A recepção das pessoas foi surpreendente. É evidente que a população está mais preocupada com o estilo de vida atual e pretende mudar, mas não sabe como (principalmente a população de menor nível socioeconomicocultural) fazer isso. Todos perguntaram bastante, contaram suas experiências, e pediram  mais encartes para divulgar a campanha entre familiares e amigos.  Enfim, a campanha teve como resultado uma excelente perspectiva de mudança para um estilo de vida mais saudável a partir da educação/informação e a longo prazo pretende contribuir de forma significativa com a diminuição dos índices de morbimortalidade de causas cardiovasculares.
A direção da LAC agradece a oportunidade que nos foi oferecida pela regional da SBC e pretende estar sempre envolvida em movimentos e campanhas que ajudem a comunidade que tem dificuldade de acesso à informação.

Grupo do Hospital Edson Ramalho: Anielly, Geyhsy e Maiara da LAC, além do Dr. Gottardo (residente do HULW)

Grupo do Busto de Tamandaré: Camila Magalhães, Ezemir e Hélio Matheus da LAC
Então, querido seguidor, leia o edital no post anterior, estude e se inscreva na seleção da Liga, participe desse grande grupo interessado no crescimento da Cardiologia no estado da Paraíba.

Posted by Anielly Meira de Lacerda Macêdo (CEC-LAC)